terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os gases e o aquecimento global


Bem... falar de temas assim, que estão envolvidos no nosso dia-a-dia, não é tão fácil assim como muitas pessoas pensam. Mas, estamos aqui para tentar fazer o melhor possível e tornar cada vez mais fácil o entendimento de todos, com uma linguagem simples e fácil de entender.

O primeiro assunto que iremos tratar é sobre a influência dos gases no aquecimento global, vamos começar com uma pergunta: Você sabe o que é o efeito estufa? bem, pode até parecer que não tem nada a ver, mas o efeito estufa está intimamente ligado com o aquecimento global. Respondendo a pergunta: "o efeito estufa é um fenômeno natural para manter o planeta aquecido" (http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/mudancas_climaticas/index.cfm), assim, tornando possível a vida na terra; aproveitando o início, fazemos outra pergunta: Você sabe o que é o aquecimento global? E quais as influências dos gases no aquecimento? "O aquecimento global, é o lançamento excessivo de gases no esfeito estufa" (principalmente o dióxido de carbono), então, esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais grosso, que aquece cada vez mais o planeta. Quando são lançados mais gases do que as florestas e oceanos são capazes de absorver. Esses gases são lançados na atmosfera, principalmente devido a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.
Os gases do efeito estufa:
  1. Dióxido de carbono (CO2) - 77% - Fontes de emissão: aviação, navios, carros, siderúrgicas, cimento. Tempo de duração na atmosfera: de 50 a 200 anos.
  2. Metano (Cl14) - 14% Fontes e emissão: agricultura, pecuária e lixo. Tempo de duração na atmosfera: 15 anos.
  3. Óxido Nitroso (N2O) - 8% - Fontes de emissão: combustão de madeira e combustíveis fósseis. Tempo de duração na atmosfera: 120 anos.

Além do significado de aquecimento global, vocês sabem quais são os efeitos do aquecimento no planeta? Como já é de se imaginar, muita gente até pode saber o que é o efeito estufa e o aquecimento, mas não faz nem idéia de quais são os seus efeitos no planeta. Esses efeitos são muitos, entre eles, vamos citar alguns:
  • Há o aumento da intensidade de alguns eventos, como: inundações, furacões, ondas de calor, tempestades tropicais, entre outros.

  • Com o calor excessivo, há também o derretimento das carlotas polares, com isso, o nível do mar aumenta cada vez mais e também há o aumento da temperatura média do planeta.

Além desses efeitos, existem muitos outros, só que os mais importantes são esses. Para diminuir esse aquecimento, vários tratados foram criados, mas alguns deles não deram muito resultado. Um dos mais citados hoje é o Protocolo de Quioto , onde foi obrigado a "redução das emissões de gases que aumentam o efeito estufa", e conseqüentemente o aquecimento global. Esse protocolo foi assinado por 168 países, o grande problema foi que os Estados Unidos, o maior emissor mundial de gases, não assinou o tratado. Al´m do protocolo de Quioto, ainda existem algumas reuniões e convenções a respeito das mudanças climáticas. Algumas delas: A convenção do clima, o Fundo de Adaptação e o MDL ( Mecanismo de desenvolvimento limpo).

Alguns estudiosos acreditam que esse aquecimento global não é realmente de verdade, que essa história de aumento da temperatura é normal e sempre existiu. Mas muitas evidências, quase não deixam dúvidas de que esse aquecimento existe de verdade.

Bom, agora só resta você se tornar um cidadão consciente e fazer a sua parte: recicle o lixo, não desmate, não polua. Faça o que puder para tornar nosso mundo melhor!

Por enquanto, estamos ficando por aqui, esperamos que tenha gostado do nosso resumo, desejamos que leia nosso memorial e volte mais vezes. Obrigada!

2 comentários:

Chiensetchats disse...

Parabéns garotas! Está ótimo. Vocês são o meu padrão!!!!
Continuem assim!!!!

Raphaella Batke disse...

Obrigada pelo conteudo...me ajudou muito com meu trabalho de quimica...rsr..
xauzinho